Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FESTIM 6 TEMPOS - REVISTA MINAS GOURMET - FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES - MG

HISTÓRIA CULTURA E GASTRONOMIA

Proposta Conceitual do Festim:

Utilização como base histórica dos ingredientes da cesta básica ou "Menu - Decreto" oferecido aos Imigrantes do período da construção de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

Realização de uma releitura destes ingredientes no preparo, nas técnicas e na apresentação gourmet, após pouco mais de um século, mostrando que o que seria o básico para a subsistência braçal dos operários, carpinteiros, lavradores e tantos outros artistas e artífices das mais variadas descendências de correntes imigratórias pode ser apresentado sob o olhar da gastronomia atual de forma plástica e mantendo seus valores de terroir.

Chef Carlos Baldo

Primeiro Tempo: 

O momento da terra mineira, o preparo para a chegada, da hospitalidade, da fertilização da cultura dos povos diversos. O tempo do plantio de ideais e sonhos dos que vieram fazer a América.

Prato: Mix de brotos(Alfaces) servidos em mola de Grissini e vinagrete terroir (ingredientes das diversas regiões de MG):



Segundo Tempo: 


O tempo do conhecimento, das trocas de sabores, dos relacionamentos, das bagagens expostas, do oferecimento simples.

Prato: Carroça de Polentas ( Polenta com carne seca e queijo; Polenta com toucinho de barriga e creme de feijão; Polenta - bruschetta clássica).

Harmonização: Cerveja Áustria By Krug Bier.

                                      
                                      

Terceiro Tempo:


O tempo das transformações, da jornada de mudança, da travessia, da liberdade de ir e vir, tempo de navegar por desafios.

Prato: Bacalhau dos Navegantes ( Bacachoada Finger Food; Ceviche em folha de Bananeira; Brandade de Bacalhau com Abórora sobre Refogado de Legumes).

Harmonização: Cerveja Áustria By Krug Bier.




                                   

Quarto Tempo:


O tempo da cultura, do berço, do apreciar, do degustar, do criar, do verbo cozinhar, do Sentido da mesa, do clássico ao popular.

Prato: Bourguignon mineiro ( Músculo de boi preparado com vinho de Jaboticaba, arroz; feijão branco com ervas e azeite; farofa de taioba com croutons de bacon).

Harmonização: Cerveja Áustria By Krug Bier.



Quinto Tempo:

O tempo da festa, da alegria, da disposição, do acolhimento e das experiências de sabores, do simbolismo, da paixão e do amor pelo comer. Da marcação do tempo pelos sabores.

Prato: O tempo não para (Massa e relógio das 12 especiarias)
1h: Orégano 
2h: Paprica Doce 
3h: Tomilho 
4h: Noz Moscada 
5h: Pimenta calabresa 
6h: Alho Frito 
7h: Pimenta do Reino Branca 
8h: Paprica Picante 
9h: Lemon Peper 
10h: Pimenta Dedo de Moça 
11h: Manjerição fresco 
12h: Queijo Parmesão.

Harmonização: Cerveja Áustria By Krug Bier.



Sexto Tempo:

O tempo da doçura, da brincadeira, das inovações da tranquilidade, da paciência e da reflexão, o tempo em que o doce transforma a vida.

Prato: Evolução mineira (Creme de café imperial com sorvete de queijo com tuile de doce de leite).


O Sexto Tempo foi servido pelos Chefs do Festim 6 tempos e não deixaria de prestar meu agradecimento aos primos Manoel e Abigail pela presença e alegria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço antecipadamente pelo comentário. Abraços...