Um jantar maravilhoso em Santa Luzia preparado por nossa amiga Antônia Novi uma delícia...
Gosto de quero mais...
Joelho de Porco à Pururuca...
Olha a machadinha...
Barriga de porco no disco de arado...
Cansanção com costelinha e angu...
Cansanção é o nome vulgar dado a várias das espécies de vegetais das famílias Euphorbiaceae, Loasaceae e Urticaceae. Sua principal característica, comum a todas elas, é o fato de provocarem, assim como a urtiga, a sensação de queimadura ao toque com a pele.
Ao contrário da urtiga, porém, seu efeito urticante e vesiculante (causador de bolhas) é maior e mais agudo, bastando para tanto o simples contacto com seus pêlos, ao pé dos quais há uma cápsula com o líquido agressivo.
Comuns no Nordeste do Brasil, as diversas espécies de cansanção são evitadas e temidas. A urina, por seu alto teor de uréia, é um antídoto eficaz, se aplicado imediatamente após o contato.
No interior de Minas Gerais ela é bem conhecida e é utilizada na culinária. A ela é atribuído grande valor protéico, assim como o "ora pro nobis". Ao prepará-la como refeição deve-se lavá-la bem, picar bem fininho. Daí se refoca em panela mais pesada, como as de ferro, de preferência em gordura de porco, bastante alho, uma pimentinha malagueta e sal. Vai-se esmagando-a contra o fundo da panela, pacientemente, por 10 minutos, onde ela vai perdndo uma lixa natural que raspa na garganta. Acrescenta-se, em seguida, bastante água que, além de cozinhá-la será a base um caldo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Cansan%C3%A7%C3%A3o_(planta)
Cansanção com costelinha e angu
Broto de samambaia e carne moída...
Cansanção com costelinha...
Angu...
Broto de samambaia com angu e pimenta...
Angu com cansanção e costelinha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço antecipadamente pelo comentário. Abraços...